“Um dia ainda vou abrir uma galeria de arte, e ela vai se chamar Deledi”. Essa foi a frase que nosso fundador, José de Marqui, proferiu a alguns de seus amigos numa conversa informal em sua cidade natal – Urupês, interior do estado de São Paulo – quando tinha cerca de 18 anos de vida. À época, não foi levado muito a sério pelos companheiros, que não enxergavam, naquele momento, como o jovem e humilde rapaz iria atingir o objetivo ali delineado. Não se sabe ao certo nem se o próprio de Marqui colocava muita fé nesse propósito.
Durante muito tempo, o sonho da Galeria Deledi ficou adormecido, mas a arte nunca deixou de estar presente. Visitar museus e galerias se tornaram tarefas corriqueiras, assim como adquirir livros sobre o tema, pesquisar e até escrever sobre arte. “A arte e a bolsa” e “Ú”, escritos por José de Marqui, versam sobre a temática, e podem ser conferidos em seu perfil na plataforma Clube do Autor (https://clubedeautores.com.br/livros/autores/jose-de-marqui), onde os livros encontram-se disponíveis, juntamente a obras sobre psicanálise – outra parte da formação e interesse do autor.
Ah, e você deve estar se perguntando, porque esse nome, Deledi? É a mistura das palavras deleite (sensação ou sentimento aprazível; satisfação) com diletantismo (gosto acentuado pelas artes; dedicação a uma arte ou ofício exclusivamente por prazer). Apaixonados por arte, venham conhecer parte do nosso acervo acessando nossa loja virtual. Também estamos à disposição através do nosso e-mail e whatsapp. É um prazer tê-lo aqui conosco!